A fase 1 da vacinação contra a Covid-19 teve início na quinta-feira, dia 21, em Juiz de Fora, com o grupo de pessoas de mais de 60 anos que vivem nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Na cidade existem 695 pessoas nessa condição, residindo em 21 instituições.
Os idosos são os mais vulneráveis ao vírus. Dos 638 óbitos registrados até agora, 513, ou seja, 80,4% foram de idosos. A expectativa da Secretaria da Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) é imunizar todo este público até à tarde desta sexta-feira, 22. Além dos idosos, os profissionais da saúde que atuam nesses ambientes precisam ser vacinados. A estimativa é que 1.045 pessoas tenham sido vacinadas somente na quinta-feira.
As atividades iniciaram na quarta-feira, 20, com a abertura simbólica da campanha. Quatro auxiliares de enfermagem e outros 43 vacinadores foram imunizados para começarem as atividades na quinta. Os vacinadores são os responsáveis pela imunização dos trabalhadores em saúde que atuam em hospitais e Upas diretamente no enfrentamento à Covid-19 e que estão expostos ao contato com uma maior carga viral.
No município foram confirmadas laboratorialmente a infecção de 1.244 profissionais de saúde pela Covid-19 até a tarde da quinta-feira, 21, sendo que sete profissionais vieram a óbito. Além disso, cada profissional diagnosticado com a doença pode ficar mais de 14 dias afastado do trabalho, o que afeta diretamente o serviço de saúde e o atendimento ao público.
A previsão é que esses trabalhadores da saúde comecem a ser vacinados já nesta sexta, 22, ou sábado, 23, pela manhã, em seus locais de trabalho. Além dos profissionais da saúde e dos idosos em ILPIs, esta fase da vacinação abrange os indivíduos com deficiência que vivem em instituições de longa permanência e a população indígena aldeada. Este último perfil não se encontra em Juiz de Fora.
Instituições de Longa Permanência para Idosos atendidos na quinta-feira, 21
Abrigo Santa Helena – 124 idosos e 88 profissionais de saúde
Pousada Bom Pastor – 33 idosos e 46 profissionais de saúde
Regapi – 37 idosos e 33 profissionais de saúde
Pousada Despertar – 64 idosos e 42 profissionais de saúde
Fundação Espírita João de Freitas – 68 idosos e 53 profissionais de saúde
Madre Maria São Miguel – 24 idosos e 31 profissionais de saúde
Pousada Vida Nova – 35 idosos e 33 profissionais de saúde
Pousada Maria Veiga – 42 idosos e 36 profissionais de saúde
Recanto das Bromélias – 20 idosos e 12 profissionais de saúde
Pousada Bem Estar – 24 idosos e 17 profissionais de saúde
Recanto Melhor Idade – 26 idosos e 19 profissionais de saúde
Residencial Buriti – 33 idosos e 35 profissionais de saúde
Por Amor Residencial – 05 idosos e 08 profissionais de saúde
Pousada Vida Feliz – 19 idosos e 35 profissionais de saúde
Fonte: Assessoria